Terça, 25 de Janeiro de 2022
23°

Pancada de chuva

Itacoatiara - AM

Saúde Amazonas

Pan-Amazônico da FCecon disponibiliza trabalhos científicos para consulta

27/12/2021 às 12h35
Por: Portal R5 Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Estão disponíveis mais de 80 trabalhos científicos em áreas como pesquisa básica, cirurgia oncológica, tecnologia e inovação em saúde, entre outras

Ao todo, 84 trabalhos científicos nas áreas de pesquisa básica, cirurgia oncológica, tecnologia e inovação em saúde, prevenção e controle do câncer estão disponíveis, a partir desta segunda-feira (27/12), na revista “Scientia Amazonia Revista Eletrônica” para consulta. O conteúdo está disponível por meio do endereço eletrônico https://scientia-amazonia.org/index.php/suplementos/6o-congresso-pan-amazonico-de-oncologia/.

A revista “Scientia Amazonia” é uma publicação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que reúne, como suplemento, os trabalhos aprovados pelo 6º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Estão disponíveis relatos de experiências, revisões sistemáticas e resultados de pesquisas.

Com o tema central “Oncologia de resolutividade: fortalecendo a prevenção e acelerando o diagnóstico, o tratamento e o acesso aos cuidados paliativos”, os trabalhos publicados pela “Scientia Amazonia” foram aprovados pela Comissão de Trabalhos Científico do Pan-Amazônico.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, o congresso oportunizou a publicação e a divulgação científica de autores da região amazônica e de outros estados brasileiros. Ela disse que os trabalhos têm um valor muito grande porque dão visibilidade e ajudam a sedimentar o potencial produtivo dos pesquisadores envolvidos.

“Trazemos essa notícia com satisfação, pois potencializa a relevância do 6º Pan-Amazônico para o Norte e para o país no que se refere à oncologia”, frisou.

Pan-Amazônico – O 6º Congresso Pan-Amazônico ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro, em formato digital, com o apoio da Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), dentre outros parceiros.

O evento contou com cerca de 600 participantes do Amazonas, Roraima, Pará, São Paulo, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Acre. Ao todo, 97 palestrantes, sendo 11 internacionais, abordaram temas como prevenção e tratamento do câncer de colo de útero, o protagonismo do paciente e seus direitos, e a geriatria nos casos oncológicos, entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias