Terça, 25 de Janeiro de 2022
23°

Pancada de chuva

Itacoatiara - AM

Saúde Amazonas

Leitos de UTI em Parintins atenderam 100 pacientes

27/12/2021 às 15h40
Por: Portal R5 Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Implantação da ala foi uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Parintins

A primeira ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do interior do estado já atendeu 100 pacientes, no Hospital Jofre Cohen, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), em pouco mais de dois meses após a inauguração realizada pelo governador Wilson Lima.

A implantação faz parte do Saúde nas Calhas, projeto do Programa Saúde Amazonas, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), para a descentralização dos serviços assistenciais à população do interior.

Em outubro, o governador Wilson Lima inaugurou as primeiras Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no interior, com a instalação de 11 leitos no Hospital Jofre Cohen. A estrutura em Parintins é uma realização inédita no Estado, que até a atual gestão concentrava os leitos de UTI em Manaus.

“Pela primeira vez na história do Amazonas, o Governo do Estado levou leitos de UTI para o interior. Nesta ação inédita, instalamos 11 leitos de UTI na cidade de Parintins, que vai atender toda aquela região e principalmente o próprio município, com um atendimento de média e de alta complexidade. É um projeto nosso descentralizar cada vez mais a saúde para trazer segurança para a população do interior com um atendimento de saúde de alta qualidade e de alta complexidade”, ressaltou Anoar Samad, secretário da SES-AM.

De acordo com a diretora do Hospital Jofre Cohen, Joseane Mascarenhas, a unidade atendeu pacientes de cidades vizinhas, além dos próprios parintinenses. “Nós temos pacientes de todo lugar como Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Nhamundá, inclusive do estado do Pará, de municípios como Faro, Juruti e Terra Santa”, disse.

A implantação da estrutura de média e alta complexidade, para além da capital, conta com investimentos do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e as prefeituras dos municípios. A instalação dos leitos de UTI em Parintins teve o apoio da iniciativa privada, por meio da empresa Celeo.

Para conseguir montar toda a estrutura de UTI em Parintins, o Governo do Amazonas investiu cerca de R$ 3 milhões em obras de adaptação do Hospital Jofre Cohen, que recebeu reforma de toda a rede de gases e de ar comprimido, assim como a substituição do forro de PVC por gesso, nova pintura, instalação de réguas, reformas dos banheiros e instalação de novos aparelhos de ar condicionado.

Além das obras estruturais, o governo contratou serviços especializados, médico e de enfermagem intensivistas, técnico de enfermagem com experiência em tratamento intensivo, nefrologia, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico bioquímico e médico neonatologista e entregou um tomógrafo, que irá reforçar o parque de imagem do hospital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias