Terça, 25 de Janeiro de 2022
23°

Pancada de chuva

Itacoatiara - AM

Brasil BRASIL

Pesquisa aponta que famílias estão deixando de comer para pagar luz e gás

.

06/01/2022 às 12h20
Por: Portal R5 Fonte: G1
Compartilhe:
Internet/produção
Internet/produção

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Clima e Sociedade ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) mostra que 40% da população deixou de comprar roupas, sapatos e eletrodomésticos e 22% deixou de comprar alimentos básicos para arcar com os custos das contas de luz e gás.

A pesquisa porém não é nenhuma novidade sendo que os serviços de água, luz e gás aumentaram bastante no último ano, enquanto o salário mínimo teve poucos reajustes.

O levantamento também mostrou que 46% dos brasileiros usam metade de sua renda ou mais para pagar contas de energia elétrica e comprar botijões de gás. As principais regiões afetadas são Norte e Nordeste.

O Ipec ouviu mais de 2.002 brasileiros com mais de 16 anos de idade em todas as regiões do país em novembro de 2021.

Programas sociais

Dois programas sociais de autoria do PT tentam amortizar estes impactos. O programa Auxílio Gás, que corresponde ao Vale Gás federal, alcança quase 5,6 milhões de famílias de baixa renda. O valor, de R$ 52, visa ajudar os brasileiros em situação de vulnerabilidade a adquirirem botijões.

Para aliviar o peso das contas de luz, há o programa Tarifa Social de energia elétrica, que dá descontos entre 10% e 65% a famílias de baixa renda. Atualmente, são 12,4 milhões de beneficiários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias